MAGNUS LEGIO
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Fórum destinado aos Membros do Grupo Magnus Legio de Swordplay, da cidade de Limeira/SP.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Últimos assuntos
» It's me, Nelson!
Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeSeg Jul 30, 2012 3:38 pm por Nelson

» Henrique Leorte Odina
Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeDom Mar 11, 2012 9:08 am por Henriqueleorte

» medidas de um escudo hitrer
Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQui Mar 01, 2012 9:55 am por mikesan

» URGENTE (NOTAS EM RISCO)
Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeDom Fev 26, 2012 10:54 am por Miguel

» Duvida-treino de sabado e domingo
Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Fev 08, 2012 6:17 pm por gustavo fernandes

» Admissão de Jogadores à Ordem
Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeSex Fev 03, 2012 12:18 am por rtisioti

» Aniversário da Falkisgate
Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQui Fev 02, 2012 6:53 pm por caiotui

Procurar
 
 

Resultados por:
 
Rechercher Pesquisa avançada
Parceiros
Magnus Legio Limeira-SP Draikaner São Paulo/Osasco-SP Falkisgate Piracicaba-SPBerserk BM Santos-SPShadowfax Mauá-SPBatalha Cênica Salvador Salvador-BABrotherHood Santa Bárbara d'Oeste-SPGladius Rio Claro-SPRenegados João Pessoa-PB  Graal Rio de Janeiro 

 

 Debate - Uso de dois machados

Ir para baixo 
+3
Glauco Ferrinho
Dvd :3
Shino
7 participantes
AutorMensagem
Shino
Membro do Fórum
Shino


Mensagens : 40
Idade : 36
Localização : São paulo

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 09, 2011 10:44 am

Bom dia... Boa tarde ou Boa noite... Para quem lê este tópico.


No mundo do Swordplay existe uma classe rara de lutador o "Dual Axe" ou " Usuário de dois machados", ate mesmo pessoas que usem apenas um machado e uma coisa rara de se encontra, mas existem três motivos para isto.

  1. O machado e uma arma pesada poucos tem força e habilidade suficiente para utilizar.
  2. O machado e uma arma que se gasta bastante material para ser feito.
  3. Nem todos os Grupos tem machados como arma para treino.



Porem um usuário bem treinado de machado pode ser vital em uma linha ou como batedor.

Utilizando o usuário de machado em uma linha de escudeiro sua função e enganchar o machado no escudo da linha inimiga e abaixar sua guarda assim abrindo a brecha necessária para causar a morte de um dos escudeiros desestruturando a parede defensiva.

Como batedor o machado e uma arma letal, apesar do pouco poder defensivo que pode aparentar ter... muitos jogadores não tem o costume de lutar contra usuários de machados, assim ficando sem reação ao bater de frente contra um o que 80% das vezes causa a morte do oponente por não ter pericia em lutar contra tal arma.

Agora eu gostaria de saber a opinião se machados são o não necessário no aprendizado dos novos membros nos grupos.


Última edição por Shino em Qua Nov 09, 2011 11:02 am, editado 3 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Dvd :3
Soldado de Elite
Soldado de Elite
Dvd :3


Mensagens : 96
Idade : 32

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 09, 2011 10:45 am

Termina de editar a postagem que leio (:
Ir para o topo Ir para baixo
https://magnuslegio.forumeiros.com
Shino
Membro do Fórum
Shino


Mensagens : 40
Idade : 36
Localização : São paulo

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 09, 2011 10:58 am

mals...fui pré-visualizar e apertei postar sem querer ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Dvd :3
Soldado de Elite
Soldado de Elite
Dvd :3


Mensagens : 96
Idade : 32

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 09, 2011 11:05 am

normal, acontece =D
asuhasuhsauhas


Agora, quando aos machados, acho no caso de peso e uso de material depende muito! O Glauco Ferrinho arquitetou um modo de criar machados que o tornou leve, barato e extremamente eficiente quanto a resistência e reprodutividade da arma.
Com esse meio ele também criou uma Alabarda.

Então acho que é tudo Questão de estudar o meio de criar a arma, seria legal se vc pudesse ver os machados criados por ele.


Quanto a posiçã estratégica e ter o machado como oponente, aqui na Magnus ainda não temos Treinamentos de Machado, Contra Machado, e o Clã não confeccionou seus próprios machados ainda (apenas alguns jogadores o possuem como arma própria).

Mas achei interessante os pontos que você expos e certamente vou estudar isso quando pensar em desenvolver algum treinamento jutamente com a Távola dos Guerreiros!


Faz tempo que quero ver nossos guerreiros usando machados, e ver como essa arma se sai em combate!
Ir para o topo Ir para baixo
https://magnuslegio.forumeiros.com
Shino
Membro do Fórum
Shino


Mensagens : 40
Idade : 36
Localização : São paulo

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 09, 2011 11:31 am

A maior parte da minha vida no Swordplay foi utilizando machados pesados, mas também consegui produzir machados leves.

POREM

Se não fosse o treino com os pesados eu não teria nem a metade da velocidade ou precisão que tenho hoje em dia... Mas passei alguns meses sem lutar utilizando dois machados, já que aconteceu algo que esqueci de comentar acima.

  • Machados tem vida curta ao serem utilizados da forma efetiva.


Ontem que fui refazer um de meus machados, porem ainda tenho que começar a construir o outro, mas espero esta com os dois prontos e com a habilidade em dia para quando ir visitar o "Magnus Legio" possa demonstra 100% a eficiência desta arma magnifica.


Realmente espero que este tópico seja útil a seu proposito de treinos dvd. ^^
Ir para o topo Ir para baixo
Glauco Ferrinho
Soldado de Elite
Soldado de Elite
Glauco Ferrinho


Mensagens : 24
Idade : 42
Localização : Limeira / SP

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 09, 2011 6:12 pm

Obrigado por me citar DVD... e Shino gostaria muito de ver seus machados já que esta é uma arma "polemica" tanto no uso como na construção... assim podemos troca experiencias... Smile e eu uso a alabarda exatamente para "abrir" escudos...
Ir para o topo Ir para baixo
Shino
Membro do Fórum
Shino


Mensagens : 40
Idade : 36
Localização : São paulo

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 09, 2011 7:04 pm

Realmente sempre foi polemico... Ainda mais que machados tem uma grande porcentagem de acerta cano... antigamente não tinha nem uma proteção no cano do machado, hoje em dia colocamos algo para amaciar um pouco.

Alabarda e melhor ainda na linha... puxa la de trás e faz a festa.

Espero pode troca experiencia com você também e alguns golpes se possivel o/

já que experiencia se troca enquanto trocamos golpes com nossas armas.


Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
ericocavazin
Recruta
Recruta
ericocavazin


Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : limeira

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: linha das armas   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeSex Nov 18, 2011 4:29 pm

Ola pessoal! boa tarte.

Machado, uma das armas mais antigas e mais polemicas para luta na batalha campal visto se tratar de uma arma dificil de se fabricar e facil de ser danificada.

Vamos a um pouco de historia?

"O machado de guerra é considerada a arma do período antigo como a mais potente e destruidora arma de porte pessoal de curta distância. Somente uma arma fazia frente ao machado, a flecha.

O machado possui técnicas diferenciadas da luta com espadas. Primeiro era necessário ser um homem forte, pois o uso do machado requeria muita energia. O segredo era que, no momento em que começava a se girar o machado, não parasse até acertar um alvo, pois é necessária mais energia para parar o machado do que mantê-lo em movimento. Portanto, no momento em que o machado entrava em movimento, criava-se uma área ao redor do soldado inaproximável, inutilizando, assim, qualquer arma cortante. Nem mesmo um escudo de metal fazia frente a ele, pois a sua pancada era suficiente para quebrar o braço de quem o utilizava.
Machados de Guerra.

Quem lutava contra o soldado de machado tinha poucas opções, pois no momento em que um machado começa a se mover ele não pára até acertar um alvo, portanto nada podia fazer um soldado de espada. O soldado deveria se mover rapidamente para que os golpes do machado não o acertassem, cansando o usuário do machado, facilitando o contra-golpe.

Uma outra variante do machado de guerra, era o machado de pequeno porte, onde o soldado poderia usar um escudo para a defesa, um segundo machado ou uma espada. Essa combinação de um machado pequeno com escudo era boa para a luta contra arqueiros, podendo se aproximar do inimigo com o escudo oferecendo proteção. Esta variante não era muito eficaz contra cavaleiros ou infantaria com espadas longas.

Muitas tribos nórdicas e bárbaros do início da Idade Média, como os francos, usavam o arremesso do machado como arma de ataque. Outros usavam o melhor arremessador, de modo a dividir as terras conquistadas, ou seja, o homem que lançava o machado mais longe, ficava com mais terras
." (http://pt.wikipedia.org/wiki/Machado_de_guerra)

Na batalha campal sua função é divergente em alguns aspectos, pois não se pode usar toda força da qual seria necessária para o machado naquela epoca.

Outra caracteristica interessante é a evasividade dar arma, que como o martelo, espadas curvas, ou outras armas em forma de "L" ou "T" , forma um angulo que permite a infiltração da defesa .

O machado era muito comum nas guerras também por poder ser utlizado como ferramenta, como pode-se notar em filmes e retratos da época, era o portador do machado que corta as arvores e madeiras no caminho, e não a espada pois essa tinha mais tendencia de quebrar.

Em um combate acredito que um invasor de machado traria problemas, mas não teria a mesma efetividade que ele possuia no passado, uma vez que seu objetivo maior era poder quebrar o equipamento do oponente.
Ir para o topo Ir para baixo
gustavo fernandes
Recruta
Recruta



Mensagens : 29
Idade : 25
Localização : limeira-sp

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: pericia de machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeSex Nov 18, 2011 6:41 pm

ei dvd quando ja estiver temdo pericia de machado me avise eu quero esperimentar
principalmente dual axe
Ir para o topo Ir para baixo
Glauco Ferrinho
Soldado de Elite
Soldado de Elite
Glauco Ferrinho


Mensagens : 24
Idade : 42
Localização : Limeira / SP

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeSáb Nov 19, 2011 7:00 am

Parabéns Érico, muto bom, pratico para o swordplay e historicamente correto Smile

Gustavo, quem está desenvolvendo as pericias de machados sou eu (machado de uma mão, dual, com escudo e poleaxe "alabarda") e meu irmão o Glauber (machado de duas mãos)...
Ir para o topo Ir para baixo
Pirajá
Membro do Fórum
Pirajá


Mensagens : 7
Idade : 35
Localização : São Paulo

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeTer Nov 22, 2011 2:27 pm

Como sempre digo: quem vence combate é o guerreiro, não a arma. Lógico que cada equipamento possui características diferentes dos demais, mas o que determinará sua eficiência é a habilidade de quem manuseia.

Machados eram usados na Idade Média como armas potentes que destruiam coisas. Ou seja, essa lógica de usar machados pra "puxar escudos" faz muito mais sentido pro nosso universo do Swordplay, já que numa luta real o ato de puxar poderia ser feito até usando as mãos.

Por uma questão óbvia, a vantagem do machado em ter todo o peso concentrado na "cabeça" não é tão efetiva no Swordplay, visto que existe uma tolerância baixa quanto a força usada nos golpes.

Em todos esses anos que luto, nunca vi ninguém usar de maneira eficiente esse "puxar escudo" com machados. Normalmente vale mais a pena atacar diretamente o oponente e usar o formato do machado pra transpor o escudo e atingir o alvo. Porém, nesse quesito, um mangual é muito mais efetivo, por exemplo.

Já usei machados por um bom tempo e tenho uma paixão especial por eles, mas ainda assim meu veredito é de que espadas são tão eficientes quanto machados, porém mais versáteis. Então, ao meu ver, além de serem mais difíceis de fabricar e dominar, machados não são populares justamente por não "valerem a pena" quando comparados à espadas.

Só pra concluir: quando um combatente menos experiente enfrenta um machado pela primeira vez certamente terá dificuldade por não estar familiarizado, mas esse obstáculo é superado tão rapidamente quanto qualquer "situação nova" em combate.

Enfim, essa é minha humilde opinião. =)
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.draikaner.tk
Glauco Ferrinho
Soldado de Elite
Soldado de Elite
Glauco Ferrinho


Mensagens : 24
Idade : 42
Localização : Limeira / SP

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Machado com estocado   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeTer Nov 22, 2011 7:49 pm

Pirajá, concordo com você sobre a espada ser mais versátil que o machado e também sei que fica difícil de exemplificar as vantagens de "puxar" um escudo com o machado talvez se você ver uma foto do machado em questão... nem vou explicar como ocorre o golpe, tenho certeza que você já sabe do que estou falando, pois a estocada faz toda a diferença... Smile

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/856/celular1043.jpg/


Debate - Uso de dois machados Celular1043.th

Ir para o topo Ir para baixo
ericocavazin
Recruta
Recruta
ericocavazin


Mensagens : 18
Idade : 40
Localização : limeira

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 23, 2011 5:28 pm

Pirajá escreveu:

Machados eram usados na Idade Média como armas potentes que destruiam coisas. Ou seja, essa lógica de usar machados pra "puxar escudos" faz muito mais sentido pro nosso universo do Swordplay, já que numa luta real o ato de puxar poderia ser feito até usando as mãos.

Por uma questão óbvia, a vantagem do machado em ter todo o peso concentrado na "cabeça" não é tão efetiva no Swordplay, visto que existe uma tolerância baixa quanto a força usada nos golpes.

Em todos esses anos que luto, nunca vi ninguém usar de maneira eficiente esse "puxar escudo" com machados. Normalmente vale mais a pena atacar diretamente o oponente e usar o formato do machado pra transpor o escudo e atingir o alvo. Porém, nesse quesito, um mangual é muito mais efetivo, por exemplo.

)


Devo concordar, até mesmo o puxar ou empurrar equipamento pode ser considerado excesso de força.
acho que o mesmo vale para o martelo de guerra!


Ir para o topo Ir para baixo
Dvd :3
Soldado de Elite
Soldado de Elite
Dvd :3


Mensagens : 96
Idade : 32

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 23, 2011 8:24 pm

Na minha opinião esse negocio de puxar escudo é uma furada e só deve ser aplicado usando-se técnicas de Esgrima Histórica Medieval (o que não precisa necessariamente de um Machado).

Acho que o verdadeiro brilho do Machado está na sua técnica e design, pois assim como a Maça ele tem um ótimo balanceamento para giro. Ou seja, por mais rápida e sagaz que sua Espada seja, ela jamais vai superar a velocidade de Giro e Recuperação (em caso de falha no ataque) de um Machado, tornando-o um equipamento favorecido no combate a Escudos.

Qualquer hora vou criar um tópico pra Maça tbm, quero discutir umas coisas dela :3
Ir para o topo Ir para baixo
https://magnuslegio.forumeiros.com
Nelson
Membro do Fórum
Nelson


Mensagens : 19
Idade : 34

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQua Nov 23, 2011 8:56 pm

Nisso eu descordo. O giro deste tipo de arma, no swordplay, é perigoso e não costuma ser balanceado, dificultando a recuperação após o movimento de ataque.

Alguns membros do Draikaner e no Barn Av procuram produzir espadas com contra-peso justamente para facilitar os movimentos circulares de uma espada, aproximando-se cada vez mais do movimento de uma espada real.

Bom, reconheço que esta questão do "giro-do-machado-e-da-espada" sofre influência do material e do modo de fabricação das duas armas, mas baseado nesse mesmo quesito, a espada tem maiores chances de possuir um balanceamento menos desequilibrado do que o machado, no swordplay.
Ir para o topo Ir para baixo
Pirajá
Membro do Fórum
Pirajá


Mensagens : 7
Idade : 35
Localização : São Paulo

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQui Nov 24, 2011 5:16 am

Glauco Ferrinho escreveu:
Pirajá, concordo com você sobre a espada ser mais versátil que o machado e também sei que fica difícil de exemplificar as vantagens de "puxar" um escudo com o machado talvez se você ver uma foto do machado em questão... nem vou explicar como ocorre o golpe, tenho certeza que você já sabe do que estou falando, pois a estocada faz toda a diferença... Smile

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/856/celular1043.jpg/


Debate - Uso de dois machados Celular1043.th



Glauco, sem dúvida essa ponta de estocada no machado faz toda a diferença (e ficou lindo, por sinal) mas ainda assim qualquer escudeiro minimamente treinado evita com facilidade que um adversário consiga posicionar o machado de maneira que consiga puxar o escudo. Além disso, escudos de swordplay costumam ser mais pesados que as armas, tornando a disputa de forças ainda mais desigual. Por isso, mesmo com essa ponta, acho o uso da técnica "puxar escudos" desnecessário.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.draikaner.tk
Shino
Membro do Fórum
Shino


Mensagens : 40
Idade : 36
Localização : São paulo

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQui Nov 24, 2011 5:33 pm

Minha vez de comentar.

Bem sobre a espada ser melhor que o machado... Como você falou Piraja, o que faz a arma e o usuário e sua afinidade com ele.

Eu tenho experiencia suficiente com machados para falar que " Puxa escudo funciona" não e um lance de se planejar, esta mais para lance de momento ou seja qualquer escudeiro ira ficar atento com o machado e a técnica de puxar escudo não pode ser feita varias vezes ou fica manjada e facil de evitar. Então quando um machado puxa o escudo e apenas um momento de distração e desequilíbrio para o escudeiro, assim o usuário de dois machados entra com o segundo finalizando.

já fiz isto varias vezes, o macete e mira em algum membro e não no escudo em si, se pegar no oponente e vantagem, mas e algo que acaba com a vida util do machado, pois tem que ser um puxão firme e o P.I se fode nesta.


Agora considera puxar ou empurra equipamento excesso de força.... Não concordo, já que o mesmo esta sendo feito por meio de outros equipamentos e sempre o que vai sair mais prejudicado e o equipamento que esta sendo aplicado a força para puxar, pelo menos nos meus anos com machado nunca feri ninguém usando isto.


Ir para o topo Ir para baixo
Glauco Ferrinho
Soldado de Elite
Soldado de Elite
Glauco Ferrinho


Mensagens : 24
Idade : 42
Localização : Limeira / SP

Premiações & Conquistas
 : 0
 : 0
 : 0

Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitimeQui Nov 24, 2011 8:02 pm

vamos lá... quando falo de "puxar o escudo" refiro-me ou exemplo do Shino, nunca com força, mas sim no momento oportuno e é logico que o machado vai "rasgar"... agora sobre o excesso de força aplicado contra um escudo, em uma "carga" quase nem se faz força né... rsrsrs
Pirajá obrigado por falar que meu "filho mais novo" é lindo Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Debate - Uso de dois machados Empty
MensagemAssunto: Re: Debate - Uso de dois machados   Debate - Uso de dois machados I_icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Debate - Uso de dois machados
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
MAGNUS LEGIO :: Serviços do Fórum :: Swordplay, Larp e Esgrima Medieval-
Ir para: